LOGIN / REGISTO Fechar
Esqueceu a sua palavra-chave? Recupere-a aqui
QUERO REGISTAR-ME
COMO:
Ajuda Social
Tempo
Bens
Ajuda Social
Tempo

Sobre

AJUDA SOCIAL


SOBRE

 

Um motor de busca que permite pesquisar, de forma simples e intuitiva, as respostas sociais existentes (Instituições, organizações e grupos informais) para as mais variadas situações de carência, numa determinada área geográfica.


O DESAFIO?

 

Colocar as respostas sociais em rede para que todos quantos precisem de ajuda ou conheçam alguém que precisa de apoio, possam encontrar uma Instituição de Solidariedade que pode dar resposta adequada à necessidade.


PORQUÊ COLOCAR AS AJUDAS SOCIAIS EM REDE?

Do contacto com as Instituições Particulares de Solidariedade Social a quem a ENTRAJUDA presta apoio, verificou-se a existência de uma clara falta de comunicação, cooperação e coordenação entre as várias organizações do sector social. Esta realidade acarreta uma desnecessária duplicação de intervenções, meios e esforços que poderiam ser canalizados de uma forma mais proveitosa, noutros sentidos. Por exemplo, o desconhecimento por parte destas entidades, intervenientes no campo social, dos serviços e/ou equipamentos sociais disponibilizados na região por congéneres seus impedem, em parte, que a qualidade da prestação dos seus serviços junto dos beneficiários finais seja a melhor e geram duplicações de esforços com o desaproveitamento de recursos que são, neste sector, muito escassos.

 

A ENTRAJUDA disponibiliza em www.ajudasocial.pt uma base de dados com todas as respostas sociais existentes, com a indicação dos serviços e/ou equipamentos sociais disponíveis.

 

Estamos em crer que o levantamento das respostas/recursos sociais existentes servirá para potenciar a comunicação, cooperação e coordenação entre as diferentes instituições, promovendo o encontro de instituições por área geográfica, para estabelecimento de redes locais, e permitirá o encaminhamento de situações individuais de pobreza para a resposta mais adequada de forma célere e adequada.


ENTRAJUDA

 

Muitas Instituições de Solidariedade Social lutam com grandes dificuldades no cumprimento da sua missão e precisam de ser ajudadas no terreno de forma a melhorarem a qualidade dos serviços que prestam à população carenciada que assitem, através de um acréscimo da sua capacitação.

 

Com consciência de que é possível melhorar muito o seu desempenho, desde que ajudadas na área da gestão e da organização, impunha-se criar uma nova instituição com esse objectivo. Nasceu, por isso, a ENTRAJUDA.

 

Inspirada na actuação do Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa, o qual está, aliás, na génese da sua constituição, a ENTRAJUDA estabelece uma ponte entre "quem quer dar e quem precisa de receber", permitindo a criação de uma verdadeira cadeia de solidariedade em que cada um é um elo decisivo. Esta ponte é permanentemente dinamizada pela ENTRAJUDA através de parcerias com pessoas e empresas em áreas que se revelem fundamentais, tendo por base um trabalho permanente de diagnóstico de necessidades e avaliação de resultados junto das instituições apoiadas.